Erich Fromm |
O psicanalista, filósofo e sociólogo alemão Erich Fromm, nascido em 1900 na cidade de Frankfurt, descende de um clã familiar radicalmente religioso, o qual deu origem a vários rabinos. O próprio Fromm aspirava o mesmo destino, mas sua formação acadêmica o distanciou de seu desejo inicial.
Fromm integrou a primeira geração da Escola de Frankfurt, e foi profundamente inspirado, neste período, por sua obsessiva necessidade de decifrar a natureza humana; ele se esforçava para entender o mecanismo que levava o Homem a assumir um comportamento irracional, particularmente depois das Guerras Mundiais que marcaram definitivamente o século XX.
Do alto de sua visão humanista e laica, ele vê o fenômeno religioso como algo de que o ser humano não pode prescindir, um elemento natural de sua existência. Ele admite, porém, que nem todas as religiões provocam o bem-estar do Homem, pois algumas, as que ele classifica como autoritárias, desfavorecem a evolução e o crescimento da Humanidade.
Estas religiões demandam do fiel uma fé cega, uma devoção incondicional à instituição religiosa; elas consideram qualquer questionamento um grave delito. Já a religião humanista estimula o aprimoramento das instâncias racionais e fundamenta seus alicerces no ser humano e em seu potencial, conduzindo-o na seara do conhecimento de si mesmo, do outro e de seu lugar na esfera da criação.
Erich Fromm amplia a definição de fé, transcendendo a usual conotação de crença religiosa, embora também englobe este sentido da expressão. Ele distingue entre fé racional e fé irracional.
Aquela é fértil, produz bons frutos, é equilibrada e impulsiona o ser a encontrar o melhor caminho para si mesmo. A fé irracional é agressiva e desvairada, mas não somente em relação à autoridade religiosa, e sim de uma forma mais ampla, referente a todo e qualquer poder estabelecido. O Homem, porém, não prescinde da fé; o que realmente importa é escolher que modalidade desta força o moverá, a racional ou a irracional, com a certeza de que fé e poder não convivem por muito tempo sem que esta seja negativamente afetada.
Muitas facções que não compartilham a experiência religiosa da Igreja institucional e alguns movimentos místicos da própria religião optaram pela prática do verdadeiro amor ao próximo, perceberam que o Homem tem em si o dom natural de amar e destacaram as semelhanças entre o Criador e sua criatura; estas correntes não hesitaram em exercitar a fé racional, aquela na qual Erich realmente acredita, a genuína religião humanista.
é fontes de conhecimentos como essa que precisamos!parabéns.
ResponderExcluirObrigado! Nosso objetivo é tentar despertar nas pessoas a ideia de que a história e a filosofia não é " chato ' e que podemos aprender muito com ela, e seu comentário nos da mais forças para continuar! Obrigado!!
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